Que fase!
A partir dos 3 anos de idade ocorre o estágio do
personalismo, fase em que a criança passa por uma verdadeira crise de
identidade e confronto com o outro. Começa aí a constituição e afirmação do eu
e o aparecimento de novas aptidões. Este estágio vai até os 6 anos e é
primordial para o desenvolvimento da personalidade da criança.
O estágio do personalismo divide-se em três períodos
distintos, todos com o objetivo de tornar o eu mais independente e
diversificado. São eles: período da negação, idade da graça e período da
imitação. No primeiro, o da negação, surge na criança a necessidade de se
autoafirmar, de impor sua visão pessoal e lutar para fazer prevalecer sua
opinião. Você deve estar percebendo a constante mania do seu filho ou filha em
dizer não a você e de parecer querer insistentemente te contrariar não é mesmo?
Tenha paciência e procure mostrar a ele a importância de fazer o que você o
requisitou e não apenas impor autoridade, assim a criança também pode
conscientemente fazer uma escolha saudável e arcar com as consequências de seus
atos.
No período seguinte, o da idade da graça, por volta dos
quatro anos de idade, a criança desenvolve maneiras de ser admirada e chamar a
atenção para si através da sedução, com uma necessidade de agradar todos as sua
volta, cujo objetivo é obter aprovação. A criança passa a se considerar em
função da admiração que acredita poder despertar nas pessoas. Este é um período
de especial atenção, pois as reprovações podem marcá-las negativamente ou positivamente
dependendo das experiências que obtiver.
Ressalto a importância de se promover oportunidades de
expressão espontânea da criança, através de atividades como a música, a dança,
artes, esportes etc. As brincadeiras de faz-de-conta ou do uso da linguagem
também ajudam a exercitar na criança as habilidades de representação do seu
meio exterior, e contribuem para que ela adquira maior precisão na expressão de
seu eu.
O terceiro período, o da imitação, ocorre por volta dos 5
anos, é marcado por uma reaproximação com o outro, manifestada pelo gosto por
imitar, que possui um papel essencial na assimilação do mundo exterior também.
Os pais e professores devem observar que sua figura geralmente desperta o
desejo de identificação na criança, devendo estar consciente de tal fato para
estabelecer sua conduta.
Thays Sousa da Silva,
Psicóloga Clínica
CRP 06/136006
(13) 99129-3136
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