Por quê ter um(a) psicólogo(a) na sua escola?
Há alguns anos atrás, essa pergunta era frequente nas escolas e iniciavam-se longos debates entre psicólogos defendendo sua posição e diretores de escola se esquivando da real necessidade. A verdade é que não podemos abraçar o mundo sozinhos, e que cada profissional contribui com a sua área do conhecimento; e na escola não poderia ser diferente. Não podemos negar, que o ritmo da vida mudou, e com ela as demandas sociais e psicológicas também. Outro dia estava refletindo sobre as “novas” doenças e sofrimentos causados pelas redes sociais. Quando iriamos imaginar? Coachs de relacionamento dando dicas para se conquistar alguém pelo WhatsApp, Facebook, Instagram... Olha quanta mudança nas relações humanas. As novas tecnologias já estão incorporadas nas nossas vidas e fazem parte dos nossos sofrimentos e alegrias compartilhadas.
Antigamente a psicologia escolar tinha como foco encontrar e solucionar problemas. Trazia muito enraizada a visão clínica e “patologizadora”, buscando diagnósticos e rótulos. Essa visão também era muito frequente e fortemente reproduzida por professores e educadores da antiga pedagogia – “Esse aluno não aprende, têm que ter algum problema”. “Os pais são culpados”. E Assim por diante. Tudo isso fez com que as instituições começassem a ter receio desse profissional, por medo de perder alunos etc.
Com as recentes contribuições de importantes teóricos na área da educação e da psicologia, muitos profissionais vêm tentando quebrar esta barreira antiga e construir novas pontes entre a psicologia e a educação transformadora.
Hoje os psicólogos(as) educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Focam a sua ação não apenas nas necessidades da criança na escola como, também, em outras áreas onde as experiências escolares têm impacto. Possuem um olhar mais acolhedor para as famílias e suas reais dificuldades, evitando apontamentos – trabalhando num movimento constante de construção e desconstrução de antigos conceitos e pré-conceitos estabelecidos. Visam a prevenção e solução de conflitos, trabalhando sempre coletivamente e quando necessário, fazendo os encaminhamentos, trabalhando assim de forma multidisciplinar e integrada com as redes. E também podem contribuir muito com projetos desenvolvidos especialmente para cada escola, respeitando suas peculiaridades e reais necessidades.
Então por quê ter um(a) psicólogo(a) na escola? Porque o ser humano é inconstante e a psicologia estuda os fenômenos humanos, ou seja, tudo aquilo que é inerente a vida humana (os acontecimentos e a forma como os interpretamos, os sentimentos, as emoções, as nossas construções...)
Não podemos negar que as exigências do mundo de hoje são outras, as competências que nós seres humanos temos que desenvolver também já são outras, os conceitos antigos já não cabem, a educação não pode ser uma forma quadrada querendo encaixar pessoas de diversas formas e contextos de vida diferentes da mesma maneira. A escola precisa se reinventar. A educação precisa se reinventar. O que transforma o mundo é o conhecimento e o conhecimento se produz a cada instante, diante de cada nova pergunta e indagação coletiva ou individual. Com isso, o que estamos esperando para valorizar uns aos outros? Para darmos as mãos e construirmos uma sociedade e um mundo melhor? Esse compromisso também é meu, é seu, é de todos, é das Escolas.
Atualmente uma mobilização de professores, diretores de escola, representantes de secretarias de educação, estudantes, acadêmicos, empreendedores, ativistas sociais, jornalistas e simpatizantes da causa da transformação da educação, vem tomando força nas redes sociais e no mundo, onde também se dirigem à sociedade e convidam estudantes, educadores, familiares e a comunidade a ajudarem nesse processo de transformação e inovação das Escolas.
COMO PARTICIPAR:
- Inscreva-se no site do Escolha Transformar
- Compartilhe nas suas redes sociais um vídeo ou texto, respondendo a seguinte pergunta: “Por que escolho transformar a escola?”.
- Marque três pessoas para participarem do desafio.
- Divulgue o site da mobilização e use as hashtags #escolhatransformar #euescolhitransformar
Aqui vai a minha resposta:
Eu escolhi transformar a escola, porque como psicóloga e educadora, eu sempre acreditei na educação como a única forma de transformar o mundo. As escolas criam um ambiente de “poda” da nossa criatividade e iniciativa que a vida adulta nos cobra de volta. Desenvolvem um sentimento assustador de medo do mundo e competitividade. Eu escolhi transformar a escola todos os dias, porque acredito no ser humano e na sua capacidade de ser bom. Sendo a escola um reflexo da sociedade, desejo que tenhamos coragem, sensibilidade e ética para sermos capazes de criar novas formas de pensar, ensinar, aprender e agir. Na escola também se aprende a enfrentar os desafios da vida e não apenas ter nota máxima no Enem, nos Vestibulares e etc. A inteligência emocional é a competência mais importante que uma pessoa deve desenvolver, se você a tiver, tem tudo. Você nem eu somos as nossas notas de provas. “As pessoas tem medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem.
Carta Aberta da Escola
"Sou a escola brasileira e me dirijo a todos vocês que um dia atravessaram os meus portões como estudantes, educadores, familiares ou comunidade para compartilhar uma ideia que há muito me inquieta: preciso me transformar!
Quero mudar para fazer sentido para crianças e jovens que já nasceram no século XXI. Quero ver seus olhos brilhando de encantamento, suas mentes fervilhando de ideias e seus corações recheados de esperança com os conhecimentos e as experiências que sou capaz de lhes proporcionar. Meu sonho é me reconectar com os sonhos dos estudantes.
Sei que esse sonho é possível, pois já são muitos os exemplos de mudanças que estão acontecendo a partir do esforço de gestores, educadores, estudantes, organizações e movimentos sociais, empreendedores e ativistas pela educação. Mas também estou certa de que esse propósito só será alcançado se for abraçado por toda a sociedade brasileira.
Falo de uma transformação profunda. Não quero me transformar em um parque de diversões. Sei que a minha missão é outra. Mas também compreendo que não conseguirei fazer diferença na vida dos estudantes se obrigá-los a aprender o que já não lhes serve mais e de um jeito que não se conecta com o seu próprio jeito de ser e de aprender.
Percebo que a forma como me organizo segue a força do hábito e nem sempre surte o efeito esperado. São tantos anos agindo dessa mesma maneira, que tenho dificuldade de me reinventar.
Sim, sou cautelosa, porque a minha responsabilidade é muito grande, e meus alunos não são cobaias. No entanto, vejo que tudo a minha volta mudou e segue mudando. Vivemos em uma sociedade muito diferente daquela na qual fui inventada. E se quero continuar formando as novas gerações para darem conta dos seus desafios presentes e futuros, terei que mudar também.
Sofro ao sentir que o entusiasmo dos estudantes por mim diminui no decorrer da sua vida escolar. A animação inicial vai dando lugar ao desinteresse, à desilusão e, às vezes, até ao desprezo e à agressão. Muitos estudantes me abandonam antes mesmo de concluir a sua trajetória escolar. Outros me criticam e me depredam sem compaixão.
Reconheço que não sou a única responsável por esse afastamento, mas também sei que, quando sou mais acolhedora, participativa e instigante, consigo conquistar o respeito, a admiração e o carinho dos meus alunos e de toda a comunidade escolar. Por isso, preciso me transformar!
Tanto os estudantes, quanto a sociedade brasileira precisam de mim para realizar o seu potencial e progredir. Não posso decepcioná-los. Para tanto, é importante que eu reinvente minhas práticas, espaços, tempos, papéis e relações.
A realidade atual exige que meus alunos se desenvolvam em todos os aspectos: intelectual, social, emocional, físico e cultural. Eles têm que aprender a ler e escrever com fluência, mas também argumentar e se comunicar com diferentes interlocutores através de diversas mídias. Precisam saber as operações matemáticas, bem como resolver problemas de forma criativa e inovadora. Devem aprender a conhecer e cuidar de si mesmos, dos que estão à sua volta e das questões coletivas. Precisam saber sobre os fenômenos naturais e sociais, sempre utilizando esses conhecimentos com criticidade para tomar decisões éticas, solidárias e sustentáveis.
Não posso oferecer as mesmas aulas expositivas de sempre. Tenho que organizar atividades mais interativas e mão na massa, pois essas novas gerações aprendem melhor a partir da prática. Preciso incorporar as novas tecnologias que, além de aproximar a aprendizagem do universo dos estudantes, prepara-os para navegar em um mundo cada vez mais conectado. Tenho que conhecer melhor cada um dos meus alunos e abrir espaço para que também participem do meu cotidiano e me ajudem a me atualizar.
Também quero ser mais colorida, estimulante, acolhedora e inclusiva, para que eles se sintam felizes e protegidos quando estiverem comigo. Para que sintam saudades de mim durante as férias e levem as melhores recordações quando nos despedirmos ao final do seu percurso escolar.
Desejo que os profissionais que trabalham comigo tenham prazer e orgulho de fazer parte da minha equipe. E que familiares e parceiros da comunidade estejam sempre próximos e colaborando para que eu seja a escola que sempre desejaram para suas crianças e jovens.
Mais do que necessária, minha transformação se faz urgente. Não posso permitir que nenhum aluno me deixe sem estar preparado como pessoa, profissional e cidadão para construir uma vida melhor para si e para o nosso país. Não posso permitir que os educadores adoeçam no exercício da sua profissão, nem que as famílias e a sociedade brasileira duvidem do meu valor.
Por isso, convido você que acredita na minha capacidade de transformar vidas a participar desse processo comigo. Escolha transformar a escola."
Escolha Transformar!!!
Fonte: https://escolhatransformar.org.br/#
Thays Sousa da Silva,
Psicóloga Clínica
CRP 06/136006
(13) 99129-3136
Thays Sousa da Silva,
Psicóloga Clínica
CRP 06/136006
(13) 99129-3136
Muito bom!!! Parabéns!!! Sucesso em sua vida!!!
ResponderExcluirObrigada! 🙏🏾😘
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