Assessoria, Consultoria Educacional e Orientação Psicopedagógica
Baseado na definição das
especialidades definidas pelo Conselho Federal de Psicologia, a atuação do
Psicólogo Escolar/Educacional constitui-se:
Em conjunto com a equipe,
colabora com o corpo docente e técnico na elaboração, implantação, avaliação e
reformulação de currículos, de projetos pedagógicos, de políticas educacionais
e no desenvolvimento de novos procedimentos educacionais.
No âmbito administrativo,
contribui na análise e intervenção no clima educacional, buscando melhor
funcionamento da Instituição de Ensino.
Participa de programas de
orientação profissional com a finalidade de contribuir no processo de escolha
da profissão e em questões referentes à adaptação do indivíduo ao trabalho.
Analisa as características do
indivíduo portador de necessidades especiais para orientar a aplicação de
programas especiais de ensino.
Realiza seu trabalho em equipe
multidisciplinar, integrando seus conhecimentos àqueles dos demais
profissionais da educação. Para isso realiza tarefas como, por exemplo: (1)
Aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo
ensino-aprendizagem, em análises e intervenções psicopedagógicas; referentes ao
desenvolvimento humano, às relações interpessoais e à integração
família-comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser. (2)
Analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua
repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos
educacionais capazes de atender às necessidades individuais. (3) Prestar
serviços diretos e indiretos aos agentes educacionais (assessoria e
consultoria) como profissional autônomo, orientando programas de apoio administrativo
e educacional. (4) Desenvolver estudos e analisar as relações homem-ambiente
físico, material, social e cultural quanto ao processo de ensino-aprendizagem e
produtividade educacional. (5) Desenvolver programas visando à qualidade de
vida e cuidados indispensáveis às atividades acadêmicas. (6) Implementar
programas para desenvolver as habilidades básicas para a aquisição de
conhecimento e o desenvolvimento humano. (7) Validar e utilizar instrumentos e
testes psicológicos adequados e fidedignos para fornecer subsídios para o
replanejamento e formulação do plano escolar, ajustes e orientações à equipe
escolar e avaliação da eficiência dos programas educacionais. (8) Pesquisar
dados sobre a realidade da escola em seus múltiplos aspectos, visando desenvolver
o conhecimento científico.
A modalidade de atuação da
Psicologia Escolar/Educacional, segundo um modelo de Assessoria ou Consultoria
tem sua origem a partir das demandas da sociedade que vêm percebendo ao longo
dos anos a importância e a contribuição da Psicologia, porém na maioria das
vezes não possui um profissional psicólogo em sua Instituição de Ensino. Tal
modelo de atuação têm a finalidade de auxiliar na construção conjunta e
implementação de propostas que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem.
O que é Assessoria?
Assessoria funciona como uma
assistência de um profissional especializado em determinada área do
conhecimento. A assessoria Educacional no caso, orientada por um profissional
psicólogo constitui-se na função de prestar auxilio técnico desde o
desenvolvimento do projeto até sua execução, ou seja, o psicólogo assessor se
envolve operacionalmente com as demandas, identificando-as e interferindo
diretamente nos processos para solucioná-lo.
O que é Consultoria?
Consultoria é um serviço que visa
aconselhamento da Instituição e seus colaboradores quanto às ações que podem
ser tomadas para identificar ou solucionar problemas, ou promover melhorias no
processo produtivo/executivo.
Embora, possa analisar todos os
aspectos da atividade Institucional, empresarial etc. o psicólogo consultor
apenas aponta o caminho e sugere soluções, não interferindo de maneira prática
nas atividades da instituição ou empresa.
Normalmente, as atividades de
Consultoria baseiam-se em palestras, pesquisas, análises, treinamentos e
elaboração de pareceres e outros de cunho técnico.
O que é Orientação
Psicopedagógica?
Orientação Psicopedagógica é o
processo no qual, através de Métodos e Técnicas Psicológicas, o psicólogo busca
proporcionar condições instrumentais e sociais que facilitem o desenvolvimento
da pessoa, grupo, organização e/ou comunidade; bem como condições preventivas e
de solução de dificuldades. Visando assim, atingir os objetivos escolares,
educacionais e sociais.
Thays Sousa da Silva,
Psicóloga Clínica
CRP 06/136006
(13) 99129-3136
Thays Sousa da Silva,
Psicóloga Clínica
CRP 06/136006
(13) 99129-3136
Comentários
Postar um comentário