Assessoria, Consultoria Educacional e Orientação Psicopedagógica



Baseado na definição das especialidades definidas pelo Conselho Federal de Psicologia, a atuação do Psicólogo Escolar/Educacional constitui-se:
Em conjunto com a equipe, colabora com o corpo docente e técnico na elaboração, implantação, avaliação e reformulação de currículos, de projetos pedagógicos, de políticas educacionais e no desenvolvimento de novos procedimentos educacionais.
No âmbito administrativo, contribui na análise e intervenção no clima educacional, buscando melhor funcionamento da Instituição de Ensino.
Participa de programas de orientação profissional com a finalidade de contribuir no processo de escolha da profissão e em questões referentes à adaptação do indivíduo ao trabalho.
Analisa as características do indivíduo portador de necessidades especiais para orientar a aplicação de programas especiais de ensino.
Realiza seu trabalho em equipe multidisciplinar, integrando seus conhecimentos àqueles dos demais profissionais da educação. Para isso realiza tarefas como, por exemplo: (1) Aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino-aprendizagem, em análises e intervenções psicopedagógicas; referentes ao desenvolvimento humano, às relações interpessoais e à integração família-comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser. (2) Analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais. (3) Prestar serviços diretos e indiretos aos agentes educacionais (assessoria e consultoria) como profissional autônomo, orientando programas de apoio administrativo e educacional. (4) Desenvolver estudos e analisar as relações homem-ambiente físico, material, social e cultural quanto ao processo de ensino-aprendizagem e produtividade educacional. (5) Desenvolver programas visando à qualidade de vida e cuidados indispensáveis às atividades acadêmicas. (6) Implementar programas para desenvolver as habilidades básicas para a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento humano. (7) Validar e utilizar instrumentos e testes psicológicos adequados e fidedignos para fornecer subsídios para o replanejamento e formulação do plano escolar, ajustes e orientações à equipe escolar e avaliação da eficiência dos programas educacionais. (8) Pesquisar dados sobre a realidade da escola em seus múltiplos aspectos, visando desenvolver o conhecimento científico.
A modalidade de atuação da Psicologia Escolar/Educacional, segundo um modelo de Assessoria ou Consultoria tem sua origem a partir das demandas da sociedade que vêm percebendo ao longo dos anos a importância e a contribuição da Psicologia, porém na maioria das vezes não possui um profissional psicólogo em sua Instituição de Ensino. Tal modelo de atuação têm a finalidade de auxiliar na construção conjunta e implementação de propostas que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem.
                                                                                                                           
O que é Assessoria?
Assessoria funciona como uma assistência de um profissional especializado em determinada área do conhecimento. A assessoria Educacional no caso, orientada por um profissional psicólogo constitui-se na função de prestar auxilio técnico desde o desenvolvimento do projeto até sua execução, ou seja, o psicólogo assessor se envolve operacionalmente com as demandas, identificando-as e interferindo diretamente nos processos para solucioná-lo.
O que é Consultoria?
Consultoria é um serviço que visa aconselhamento da Instituição e seus colaboradores quanto às ações que podem ser tomadas para identificar ou solucionar problemas, ou promover melhorias no processo produtivo/executivo.
Embora, possa analisar todos os aspectos da atividade Institucional, empresarial etc. o psicólogo consultor apenas aponta o caminho e sugere soluções, não interferindo de maneira prática nas atividades da instituição ou empresa.
Normalmente, as atividades de Consultoria baseiam-se em palestras, pesquisas, análises, treinamentos e elaboração de pareceres e outros de cunho técnico.
O que é Orientação Psicopedagógica?
Orientação Psicopedagógica é o processo no qual, através de Métodos e Técnicas Psicológicas, o psicólogo busca proporcionar condições instrumentais e sociais que facilitem o desenvolvimento da pessoa, grupo, organização e/ou comunidade; bem como condições preventivas e de solução de dificuldades. Visando assim, atingir os objetivos escolares, educacionais e sociais.

Thays Sousa da Silva,
Psicóloga Clínica
CRP 06/136006
(13) 99129-3136



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